Oportunidades de aprendizaje comunicativos en la investigación sobre la formación del profesorado.

Amarildo Luiz Trevisan, Catia Piccolo Viero Devechi, Gionara Tauchen

Resumen


El artículo analiza las posibilidades del aprendizaje comunicativo entre los distintos enfoques epistemológicos utilizados en la investigación llevada a cabo en el área de formación del profesorado, en función de la finalidad de continuar con el mundo de la acción y el mundo discursivo. El estudio, de naturaleza reconstructiva, analizó los enfoques paradigmáticos y epistemológicos que subyacen a las tesis doctorales sobre la formación del profesorado, defendidas en las universidades federales brasileñas en los últimos tres años de evaluación de la Capes (2007-2009). Se ha tratado de identificar las características de los enfoques: histórico-materialista, fenomenológico-hermenéutico, de la epistemología de la práctica, de la epistemología de la complejidad, de la teoría de la representación social y postestructuralistas; indicando saberes comunes capaces de colocar, como referencia práctica necesaria, las relaciones discursivas. Se concluye que existen trabajos con diferentes enfoques, una pretensión de objetividad práctica que autoriza el desarrollo del aprendizaje comunicativo, explicando la posibilidad evolutiva de los procesos de comprensión entre lo que la realidad enseña por la experiencia en el mundo y lo que se aprende en el intercambio argumentativo .

Texto completo:

PDF (Português (Brasil))

Referencias


Almeida, D. B. (2007). Memórias da rural: narrativas da experiência educativa de uma escola normal rural pública. (Tese de Doutorado). Recuperada do Domínio Público (http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/ResultadoPesquisaPeriodicoForm.jsp).

Araújo, J. P. (2009). A docência em uma escola do campo: narrativas de seus professores. (Tese de Doutorado). Recuperada do Domínio Público (http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/ResultadoPesquisaPeriodicoForm.jsp).

Assis, G. S. (2007). Ideário freireano: um referencial teórico-metodológico para a formação político-pedagógica do professor. (Tese de Doutorado). Recuperada do Domínio Público (http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/ResultadoPesquisaPeriodicoForm.do).

Bittencourt, R. L. (2008). Formação de professores em nível de graduação na modalidade EAD: o caso da pedagogia da UDESC - Pólo de Criciúma - SC. (Tese de Doutorado). Recuperada do Domínio Público (http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/ResultadoPesquisaPeriodicoForm.jsp).

Bortolini, M. R. (2009). A pesquisa na formação de professores: experiências e representações. (Tese de Doutorado). Recuperada do Domínio Público (http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/ResultadoPesquisaPeriodicoForm.jsp).

Brasil.(2007). Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional. Rio de Janeiro: Roma Victor.

Carrilho, M. F. P. (2007). Torna-se professor formador pela experiência formadora: vivências e escrita de si. (Tese de Doutorado). Recuperada do Domínio Público (http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/ResultadoPesquisaPeriodicoForm.jsp).

Carvalho, A. B. G.(2009). A educação a distância e a formação de professores na perspcetivas dos estudos culturais. (Tese de Doutorado). Recuperada do Domínio Público (http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/ResultadoPesquisaPeriodicoForm.jsp).

Cesário, M. (2008). Formação de professores de educação física da Universidade Estadual de Londrina: tradução do projeto curricular pelos professores. (Tese de Doutorado). Recuperada do Domínio Público (http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/ResultadoPesquisaPeriodicoForm.jsp).

Dal-Forno, J. P.(2009). Formação de formadores e educação inclusiva: análise de uma experiência via internet. (Tese de Doutorado). Recuperada do Domínio Público (http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/ResultadoPesquisaPeriodicoForm.jsp).

Flickinger, H.(2004). Sobre filosofia e educação: subjetividade-intersubjetividade na fundamentação da práxis pedagógica (p. 199-206). Passo Fundo: UPF Editora.

Gatti, B. A. (2010). Formação de professores no Brasil: características e problemas. (Tese de Doutorado). Recuperada do Domínio Público (http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/ResultadoPesquisaPeriodicoForm.jsp).

Habermas, J. (2004). Verdade e Justificação: ensaios filosóficos. São Paulo: Loyola.

Habermas, J. (2002b). Pensamento Pós-metafísico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro.

Macedo, Roberto Sidnei. (2010). Compreender/mediar a formação: o fundante da educação. Brasília: Líber Livro Editora.

Maioli, E. E. C. (2009). Quem tem medo da universidade? Novas possibilidades e outras culturas acadêmicas na formação do professor. (Tese de Doutorado). Recuperada do Domínio Público (http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/ResultadoPesquisaPeriodicoForm.jsp).

Melo, M. J. M. D. (2008). Olhares sobre a formação dos professor de matemática: imagem da profissão e escrita de si. (Tese de Doutorado). Recuperada do Domínio Público (http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/ResultadoPesquisaPeriodicoForm.jsp).

Mendonça, I. R. M. M. (2009). Tomada de consciência e formação do educador infantil na iniciação matemática da criança pequena. (Tese de Doutorado). Recuperada do Domínio Público (http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/ResultadoPesquisaPeriodicoForm.jsp).

Moscovici, S.(2003). Representações Sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes.

Moraes, M. C. & VALENTE, J. A. (2008). Como pesquisar em educação a partir da complexidade e da transdisciplinaridade? São Paulo: Paulus.

Morin, E., Motta, R. & Ciurana, É. (2003). Educar para a era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem no erro e incerteza humana. Lisboa: Instituto Piaget.

Oliveira, G. M. S.(2008). Concepções de orientadores acadêmicos e estudantes dos cursos de pedagogia a distância da Universidade Federal de Mato Grosso sobre ensino e aprendizagem. (Tese de Doutorado). Recuperada do Domínio Público (http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/ResultadoPesquisaPeriodicoForm.jsp).

Perez, M. (2008).Grandezas e medidas: representações sociais de professores do ensino fundamental. (Tese de Doutorado). Recuperada do Domínio Público (http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/ResultadoPesquisaPeriodicoForm.jsp).

Santos, S. (2008). Processos formativos e reflexivos: contribuições para o desenvolvimento profissional de professores. (Tese de Doutorado). Recuperada do Domínio Público (http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/ResultadoPesquisaPeriodicoForm.jsp).

Silva, L. C. (2009). Políticas públicas e formação de professores: vozes e vieses da educação inclusiva. (Tese de Doutorado). Recuperada do Domínio Público (http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/ResultadoPesquisaPeriodicoForm.jsp).

Silva, M. B. (2008). O processo de construção de identidades individuais e coletivas do “ser tutor” no contexto da educação a distância. (Tese de Doutorado). Recuperada do Domínio Público (http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/ResultadoPesquisaPeriodicoForm.jsp).

Silva, J. A. M.(2008). A investigação-ação educacional e as ações de linguagem como princípios formativos do ser professor. (Tese de Doutorado). Recuperada do Domínio Público (http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/ResultadoPesquisaPeriodicoForm.do).

Tardif, M. (abril de 2000). Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, n. 13.

Teixeira, V. L.(2009). A formação continuada de professores na rede municipal de educação de Niterói: desafios para a construção de uma política pública. (Tese de Doutorado). Recuperada do Domínio Público (http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/ResultadoPesquisaPeriodicoForm.do).

Torres, M. L. (2007). A formação de professores nos ISEs: uma experiência alternativa em questão. (Tese de Doutorado). Recuperada do Domínio Público (http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/ResultadoPesquisaPeriodicoForm.do).


Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.


----------------------------------------------------------------------

IXTLI: Revista Latinoamericana de Filosofía de la Educación
http://revista.ixtli.org 

ISSN: 2408-4751